O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), contou em fevereiro com uma queda de 12,8%, tendo como referência o mesmo período do ano passado. O patamar atingido (120, 3 pontos) indica pessimismo com a atual situação brasileira, principalmente em função da inflação, taxa de juros e incertezas fiscais.
ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR (ICC)
12 meses
Fonte: FecomercioSP
Em seu estudo, a FecomercioSP detalha os principais desafios estruturais enfrentados pelas famílias brasileiras no momento, com a alta da inflação em itens essenciais, como alimentos e serviços básicos. Diante de tal quadro, a recomendação da entidade para os empresários é manter o foco em estratégias operacionais, digitalização de processos e diversificação de portfólios, o que será fundamental, já que a inovação e a sustentabilidade serão diferenciais importantes na economia atual e futura.