A preferência pela utilização do PIX como meio de pagamento tem sido algo evidente no comércio varejista. Com as novas funcionalidades previstas, essa predominância deverá aumentar bastante. Isso é o que mostra a pesquisa realizada pela consultoria global Oliver Wyman, que, com base em dados do Banco Central (BC) e análises das ações e estratégias das empresas de comércio eletrônico, apontam para um aumento nas transações com PIX dos atuais 30% para 50%. Outro dado coletado pelo estudo: a utilização do cartão do crédito recuará de 40% para 27% no período analisado.

Uma das funções principais ocupadas pelos cartões de crédito nas compras online atualmente (52%) sofrerá a concorrência do PIX parcelado, o que impactará ainda mais o mercado de meios de pagamento.
A intenção no aumento na oferta de crédito aos consumidores por parte dos varejistas também foi outro movimento forte verificado pelo trabalho da consultoria. Dados do BC mostram que, de 2021 até março deste ano, diversas empresas ou instituições financeiras pertencentes a grupos comerciais – como Carrefour, Pernambucanas ou Mercado Pago -, avançaram nessa direção, com carteiras de crédito registrando crescimento de dois dígitos no período. Para mais detalhes, confira os estudos de caso apresentados no quadro abaixo.
