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A pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, só confirma o que qualquer pessoa já sabe: o WhatsApp se tornou o principal canal entre empresas e clientes. O levantamento verificou que 54% dos entrevistados dão preferência para o comunicador da Meta, que é proprietária também do Instagram e Facebook. Diante dessa realidade de mercado, Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, acredita que essa escolha ocorre em razão do cliente atualmente estar interessado em soluções rápidas. “Hoje não se trata mais apenas de uma ferramenta, mas sim de uma revolução no relacionamento entre marcas e clientes”, avalia. E alerta: “aqueles que não se adaptam a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás”. No entanto, ele lembra ainda a importância da integração de  diferentes canais de comunicação, pois as empresas capazes de oferecer uma abordagem omnichannel — onde o cliente pode iniciar a conversa em um canal e continuar em outro, sem perder o contexto — tendem a criar uma experiência mais fluida e personalizada. 

Para uma melhor utilização do Whatsapp, a Meta criou uma ferramenta própria de gerenciamento: o WhatsApp Business, que é gratuito e oferece alguns recursos especiais, como catálogos de produtos, respostas automáticas e pagamentos. Essa empresa de tecnologia dá ainda as seguintes dicas para melhores resultados em vendas: 

>> Anúncios no Facebook e Instagram
Como forma de aumentar a visibilidade da marca e as chances de conversão, o melhor é utilizar nos anúncios no Facebook e Instagram o recurso “clique para o WhatsApp”. 

>> Assistente virtual
As mensagens automáticas no WhatsApp permitem às empresas responderem rapidamente a perguntas frequentes, confirmando pedidos e fornecendo informações essenciais.

>> Vitrine
É possível criar um catálogo com sugestões de presentes, promoções exclusivas ou pacotes especiais para as festividades. Tudo com a promessa de ser fácil e visual. Além disso, os catálogos oferecem a possibilidade de adicionar descrições detalhadas, preços e até links diretos para a compra. 

>> Pagamento
O aplicativo aceita ainda pagamentos, tornando o processo muito mais simples. 

>> Selo de verificação
A Meta apresenta outra vantagem, o Selo de Verificação – assinatura mensal que protege a marca contra a falsificação de identidade.

Boas práticas

Ainda abordando boas práticas no WhatsApp, a Meta faz as seguintes recomendações:

• Antes de enviar qualquer mensagem, seja sobre uma entrega ou uma promoção especial, sempre peça o consentimento dos seus clientes. Isso garante que você está oferecendo o que eles realmente querem receber, sem ser invasivo, e ainda fortalece o relacionamento com sua marca.
• Fique atento ao horário em que você envia suas mensagens. Evite enviar algo não urgente à noite, quando seus clientes podem não querer ser incomodados. Certifique-se de que o assunto ou a mensagem seja clara sobre sua relevância. Afinal, nem todo mundo quer receber novidades à noite!
• Use dados como taxas de leitura para descobrir o que está dando certo e o que precisa de ajuste. Com essas informações, você pode acertar a frequência das mensagens, garantindo que seus clientes continuem engajados sem se sentir sobrecarregados.
• Os clientes são os melhores aliados para ajudar a melhorar sua comunicação! Eles podem adorar ouvir sobre suas ofertas, mas nem sempre querem saber de promoções várias vezes ao dia. Use as ferramentas do WhatsApp para coletar feedback direto sobre o tipo de mensagem que eles preferem e a frequência com que gostariam de ser contatados. Dessa forma, você ajusta a comunicação e mantém o relacionamento sempre na medida certa!
Fonte: Meta

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