Espaço Publicitário

Dados coletados pela Equifax-BoaVista revelam que ocorreu uma elevação de 27,35% em outubro na quantidade de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, tendo como referência o mês anterior. Foram quase 600 mil investidas no período analisado.

O estudo mostra ainda que o ticket médio das compras pretendido pelos criminosos ficou em R$422,90. Entre os dispositivos utilizados, o Google Chrome lidera a preferência dos fraudadores, com 6,36% dos casos. A maior parte das tentativas (22,61%) ocorreram  no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A ClearSale, por sua vez, registrou 176,7 mil tentativas de fraude em outubro no comércio eletrônico, o que representa um montante de aproximadamente R$190 milhões. Entre as categorias com maior ocorrência de casos estão games (4,5%), eletrônicos (4,5%), celulares (3,6%), informática (2,7%) e eletrodomésticos (2,0%). O levantamento somente registra os pagamentos via cartão de crédito no comércio eletrônico e são classificadas tentativas de fraude todas as transações suspeitas ou confirmadas.

Matheus Manssur, superintendente Comercial da ClearSale, comenta que o Dia das Crianças e as ofertas antecipadas, impulsionadas pela proximidade da Black Friday, aqueceram o varejo em outubro, mas também atraíram novos golpes. “Apesar da queda nos números absolutos em relação ao ano passado (1,19% em 2024 contra 1,3% em 2023), o percentual de fraudes se manteve estável, com uma tentativa de fraude a cada 100 pedidos”. ressalta. E complementa: “é essencial redobrar a atenção diante das promoções que ganharão força agora em novembro”.


Espaço Publicitário