Espaço Publicitário

Foi realizada em 20 de setembro, na sede do Sinduscon-SP, a reunião do Grupo de Trabalho de Destinação de Resíduos de Tintas Imobiliárias – Logística Reversa (GT Tintas) para estabelecer o cronograma para a implantação do projeto-piloto para o recolhimento de embalagens, resíduos de tintas e acessórios de pintura pós-consumo .

O instituto Senai apresentou detalhes de como será o processo de coleta e análise dos resíduos de tintas.
O Instituto Senai será o responsável por analisar os resíduos coletados no “dia T”.

O encontro do GT Tintas contou com a presença de 27 pessoas da indústria, da construção e do varejo de material de construção e tintas. Esse último setor foi representado no evento por Leroy Merlin, C&C Casa e Construção, Tintas MC e Sincomavi.

Na primeira parte da reunião, o Instituto Senai apresentou como será feita a coleta do material, sua análise e destinação durante o chamado provisoriamente “Dia T”, data na qual será incentivada a entrega de embalagens e resíduos de tintas e aplicado um questionário junto aos consumidores. O objetivo é avaliar, além da quantidade de restos descartados, a origem, tipo de tinta e outros detalhes que definirão as possíveis destinações e empregos do material coletado.

Todos os segmentos contaram com representantes na reunião.
O encontro do GT Tintas teve a participação de 27 pessoas, representando varejo, indústria e construção.

Ficou estabelecida ainda a participação do segmento de acessórios para pintura, que aproveitará a data para coletar brochas, pincéis, trinchas e outros itens usados. A ideia é realizar igualmente uma análise e verificar a melhor destinação.

O “Dia T” deverá ser realizado a princípio na primeira quinzena de fevereiro de 2020 em quatro pontos de venda na cidade de São Paulo. Leroy Merlin, C&C e Tintas MC já se comprometeram em participar do projeto e se articulam para definir a localização das lojas. A meta é cobrir a maior área possível da capital paulista.

A próxima reunião do GT Tintas está marcada para o dia 25 de outubro.

Espaço Publicitário