Espaço Publicitário

O painel “O cenário do varejo na atualidade: tendências, conceitos e insights”, realizado em 27 de agosto, durante o Congresso da Latam Retail Show, teve a participação de Artur Grynbaum, Chief Executive Officer (CEO) do Grupo Boticário, Edson Franco, CEO Brasil da Zurich Seguros, Peter Estermann, Diretor Presidente do GPA e Paulo Correa, CEO da C&A.

Paulo Correa deu início ao painel e destacou a mudança na velocidade ditada pelo mercado. Segundo ele, o varejo está na “era do agora”, principalmente em relação ao mercado de moda. “As coleções são semanais. No caso da peça aparecer com alguma celebridade, o item precisa estar instantaneamente na loja para venda”. Esse segmento, que no passado trabalhava com ciclos semestrais passou a atuar de forma mensal.

Redes Sociais

Ele ressaltou ainda a importância de o varejo agir de forma mais transparente e de acordo com a verdade, adotando conceitos, propósitos e valores, o que, em sua opinião, tem o poder de criar empatia com o consumidor. Paulo também destacou a importância da experiência de compra ou o “me dá um motivo para visitar a sua loja” e o uso das redes sociais. Hoje, as ações promocionais precisam ser “instagramáveis”. Personalização e o fim da propriedade foram outros pontos citados pelo CEO da C&A.

Peter Estermann, Diretor Presidente do GPA, por sua vez, comentou o trabalho desenvolvido pelo Pão de Açúcar no meio digital e os resultados obtidos até o momento: cerca de 4% das vendas do grupo são via comércio eletrônico. Destaque ainda para a importância da participação das marcas próprias nos negócios. Segmento que, hoje, responde por 12% do varejo alimentar da empresa com 800 itens. A perspectiva é que essa fatia aumente para 20% em 2021 com 1.500 produtos.

Espaço Publicitário