Espaço Publicitário

O faturamento da indústria de materiais de construção voltou a crescer em setembro, com aumento de 2,4% em relação ao mês anterior, já considerando os ajustes sazonais. Os dados integram a nova edição do Índice ABRAMAT, levantamento mensal realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) em parceria com a consultoria ECCONIT.

Apesar do resultado positivo na comparação mensal, o faturamento ficou 3,1% abaixo do registrado no mesmo período de 2024. O acumulado de 2025 apresenta desempenho negativo pela primeira vez desde dezembro de 2023, mas a projeção de crescimento para o fechamento do ano permanece em 1,8%.

Entre os segmentos, os materiais básicos registraram retração de 2,3% frente a setembro do ano passado, enquanto os de acabamento recuaram 4,3%. Já em relação a agosto, os dois grupos mostraram melhora: alta de 2,3% nos materiais básicos e de 2,5% nos de acabamento.

Segundo Paulo Engler, presidente da ABRAMAT, o desempenho confirma uma tendência de recuperação gradual. “O mês de setembro se mostrou mais positivo que o anterior no faturamento da indústria. Os números consolidam a expectativa de crescimento do setor para 2025 em 1,8%, refletindo a resiliência da indústria de materiais de construção e a perspectiva de recuperação gradual da economia brasileira”, afirma.


Espaço Publicitário