Espaço Publicitário

Boa parte do engajamento dos colaboradores tem como uma de suas principais influências a cultura organizacional, que reflete os valores, crenças e comportamentos compartilhados dentro do ambiente de trabalho. Além disso, tem reflexo direto na orientação das decisões de como os funcionários interagem entre si e com os clientes. Com a crescente escassez de mão de obra, principalmente no varejo, a cultura organizacional acaba por ser capaz de colaborar na retenção de talentos e impulsionar a inovação, tornando a empresa mais competitiva e sustentável no longo prazo.

Para Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), uma cultura organizacional bem definida transcende slogans ou discursos e se manifesta no dia a dia das empresas. “Ela guia as pessoas, inspira as equipes e cria um senso de pertencimento que vai muito além do salário ou dos benefícios”, acredita. E complementa: “A prática diária é essencial para dar vida a esses valores e crenças. Comportamentos consistentes, como formas de interação, comunicação e resolução de problemas, refletem a essência da cultura organizacional, comprovando que os princípios defendidos pela empresa são mais do que palavras”

Entre os pontos que devem ser levados em consideração para a formação da cultura organizacional estão os rituais internos. Bons exemplos são as celebrações de conquistas e programas de reconhecimentos. Alexandre comenta que esse tipo de iniciativa ajuda a reforçar laços e fortalecer o engajamento das equipes. “As histórias da empresa inspiram, conectam e perpetuam seus valores para as futuras gerações”, afirma.

Alexandre cita ainda outros benefícios ao se estabelecer de forma adequada uma cultura organizacional nas empresas, como maior senso de valorização por parte dos colaboradores, promoção da inovação, aumento da produtividade e redução da rotatividade. Além disso, a adoção de uma cultura sólida favorece a comunicação aberta, elimina ruídos e promove a colaboração. “Construir uma cultura organizacional exemplar requer esforço consistente e alinhamento de todos os níveis da empresa. Para isso, é essencial definir valores claros, comunicá-los de forma eficiente e garantir que estejam presentes no dia a dia das operações”, avalia. Ele lembra ainda a importância dos líderes dentro desse cenário, servindo como exemplo dos valores praticados.

Conservação

Marcus Marques, especialista em gestão empresarial e fundador do Grupo Acelerador, afirma que colaboradores desmotivados causam grande impacto não só na produtividade, mas também na cultura organizacional das empresas. A manutenção de trabalhadores inadequados acaba por sobrecarregar a equipe e gerando revolta e queda de desempenho de toda a organização. 

Para dar sustentação a essa tese, Marcus cita um estudo da Gallup, publicado em 2023, que revela: empresas com altos níveis de desengajamento entre os funcionários sofrem uma redução de até 18% na produtividade e 15% na lucratividade. “Funcionários ruins sobrecarregam os bons, destroem o bom ambiente e têm um preço altíssimo. Custam caro em termos de produtividade, cultura e resultados”, adverte. Além disso, a longo prazo, funcionários com esse perfil acabam por ter impacto negativo no relacionamento com os clientes. 

Marcus comenta que, num primeiro momento, detectar  profissionais com baixo rendimento pode parecer uma tarefa desafiadora. No entanto, o gestor poderá perceber tais desvios a partir de atrasos frequentes, erros recorrentes, resistência a feedbacks e falta de iniciativa. As avaliações de desempenho periódicas são grandes aliados nesse momento, capazes de identificar esses comportamentos e possibilitar a tomada de decisões antes que o problema se torne maior.  “Lugar de gente ruim é na concorrência. Se o ambiente é bom, o time se destaca. Se é tóxico, ninguém cresce”, ressalta. Para finalizar, ele dá uma sugestão bastante simples e que muitas vezes é esquecida pelos empresários: “valorize quem entrega resultados e não tenha medo de abrir mão de quem não está alinhado com os objetivos do negócio. O sucesso empresarial depende diretamente da qualidade do time e da saúde do ambiente de trabalho”.


Espaço Publicitário