Espaço Publicitário

Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que a expectativa dos cidadãos paulistanos quanto ao futuro do País registrou um recuo substancial em setembro, tendo como referência o mesmo mês do ano passado. O  Índice de Confiança dos Consumidores (ICC) passou de 132,6  para 123,2 pontos no período analisado.

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES (ICC)
Série histórica (13 meses)

Fonte: FecomercioSP

Entre os motivos apontados para essa queda no otimismo estão o aumento de preços, os juros altos e as incertezas em relação às políticas econômicas, incluindo preocupações com o equilíbrio fiscal e reformas. 

O estudo da FecomercioSP alerta que esse cenário incerto traz implicações diretas para os empresários, que podem ter dificuldades para manter as vendas e gerenciar estoques, ainda mais em segmentos que dependem de crédito e de bens de consumo duráveis. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), outro indicador produzido pela FecomercioSP, revela exatamente esse movimento: queda de 4,2%, no comparativo anual, revelando consumidores mais cautelosos, sobretudo entre os lares de menor renda. 

ÍNDICE DE INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS (ICF)
Série histórica (13 meses)

Fonte: FecomercioSP


Espaço Publicitário