As empresas possuem durante todo o ano uma série de datas comemorativas que podem servir para fazer uma promoção especial, deixar uma lembrança positiva na memória de seus consumidores e, porque não dizer, aumentar vendas. O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, se encaixa perfeitamente dentro dessa concepção. No entanto, como lembra Maurício Galhardo, head da área de Educação da F360, essa data não deve ser vista somente pelo aspecto de aumento das vendas, mas sim como uma oportunidade para conhecer e estreitar o relacionamento com o consumidor. “Para o empreendedor que é comprometido com a imagem e reputação da sua empresa, há uma frase muito popular que diz ‘a satisfação do cliente vem em primeiro lugar’ e, desenvolver estratégias a partir dessa premissa, garante o crescimento do negócio”, ressalta. Ele comenta ainda que essa data abre a perspectiva para conhecer melhor o cliente, seja ele cliente de fato, futuro cliente ou ex-cliente. “O empresário deve desenvolver uma estratégia para cada um deles”. Estabelecer esse perfil se mostra algo fundamental para futuras campanhas.
Outro conselho dado é a criação de iniciativas para fazer o cliente se sentir especial, como pequenos mimos: ecobags, vouchers de parceiros ou descontos em compras. Entretanto, lembrar que promoção não é liquidação tem grande relevância dentro desse quadro. Maurício afirma que muitos empresários ainda fazem confusão com esses dois termos e há muitas diferenças entre si. “A promoção tem por objetivo mostrar, apresentar um produto ou serviço, por isso, geralmente se oferece uma prova, uma degustação, como acontece nos supermercados, são ações que induzem a compra. Outra estratégia dentro da promoção é levar dois itens pelo preço de um, os famosos combos”, ensina.
Para quem tem comércio eletrônico, ele também recomenda o incentivo para que o cliente visite a loja física, como forma de proporcionar uma boa experiência e, quem sabe, aumentar o volume de vendas em razão do bom atendimento.
Estratégias
Fernanda Clarkson, CEO da SuperFrete, acredita que o Dia do Cliente vem ganhando cada vez mais relevância no calendário do varejo. Entre as estratégias indicadas para paparicar o consumidor estão a oferta de frete grátis e descontos exclusivos. Ela lembra ainda o poder das campanhas de marketing digital segmentadas: “Investir em anúncios direcionados nas redes sociais e e-mail marketing com ofertas personalizadas são táticas que geram bons resultados,” avalia. Outras opções apresentadas: experiência do cliente e programas de fidelização e recompensas.
Em recente artigo (leia aqui), Vivian Jones, vice-presidente da Twilio para América Latina, comenta que a tecnologia tem feito muita diferença no atendimento ao consumidor e vai ganhar cada vez mais preponderância nas operações. Em sua opinião, as promoções, como as programadas para o Dia do Cliente, podem ser dadas de forma automatizada. “No entanto, aquela promoção que o atendente faz só para você, naquele momento em que você precisa de um descontinho para fechar a compra: ela muda seu dia. Fideliza. Engaja”. Não se esqueça disso.
Mais dicas
Entenda o que estão dizendo sobre você para vender mais
“Antes de planejar sua campanha para o Dia do Cliente, descubra como sua marca é vista pelos consumidores. Se a percepção for positiva, como em relação à qualidade do produto ou ao atendimento, realce esses pontos nas suas promoções. Caso haja críticas ou opiniões negativas, use isso como uma chance para melhorar e ajustar sua comunicação. Nos dias em que a campanha estiver ativa, monitore em tempo real as menções à sua marca nas redes sociais. Isso permitirá que você ajuste suas estratégias rapidamente e adapte suas ofertas conforme as mudanças na percepção ou demanda”.
>> Roger Darashah, diretor da agência de comunicação Latam Intersect PR.
Aprenda a monetizar melhor os anúncios
“Como os publishers estão utilizando plataformas e ferramentas de monetização, é obrigatório saber analisar e identificar se estão aproveitando todo o potencial de seu inventário web. Por isso, incentive a competição dentro do leilão ao vivo. Ao ter mais concorrência nele, você aumentará instantaneamente os CPMs e as receitas, com mais fornecedores, o que significa mais dinheiro. Garanta transparência em seu processo de leilão para construir a confiança dos fornecedores, incentivando-os a participar de forma mais ativa. Certifique-se de revisar e ajustar regularmente seus preços mínimos e regras de leilão para maximizar a receita, sem comprometer as taxas de preenchimento”.
>> Luiz Civille, gerente de desenvolvimento de negócios da Yandex Ads.
Aprimore a experiência do cliente com uma jornada de pagamento mais fluida e segura
“No Dia do Cliente, é essencial que as empresas de e-commerce ofereçam aos consumidores diversas opções de pagamentos que garantam a segurança e a eficiência no momento da compra, principalmente em dispositivos móveis, já que 73% dos consumidores preferem realizar suas compras pelo celular ou smartphone, segundo apontam pesquisas recentes. A otimização desses processos não apenas melhora a experiência do usuário, mas também minimiza os pontos de atrito durante a jornada de compra. Além disso, o uso inteligente de dados de comportamento do consumidor permite que as empresas ofereçam campanhas e ofertas personalizadas, tornando a experiência de compra mais relevante e alinhada com as expectativas dos clientes”.
>> César Garcia, CEO da OneKey Payments, instituição de pagamentos brasileira licenciada pelo Banco Central.
Evite a jornada de abandono do carrinho pelo WhatsApp
“No Dia do Cliente, uma estratégia eficaz para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as vendas é investir em comércio conversacional personalizado. A jornada de abandono de carrinho é especialmente eficiente para vendas via WhatsApp, pois permite uma interação humanizada, onde é possível esclarecer dúvidas de clientes que adicionaram produtos ao carrinho, mas não finalizaram a compra”.
>> Bruno Montoro é diretor Latam da Gupshup.