Como forma de facilitar o cumprimento das exigências contidas na Norma Regulamentadora NR-1 pelas empresas do segmento, o Sincomavi acaba de lançar a cartilha “PGR de Riscos Psicossociais para Pequenas Empresas”, um material educativo e orientativo. O prazo para a implementação formal da avaliação de riscos psicossociais começa a partir de maio de 2026. Apesar disso, se mostra bastante salutar às empresas que iniciem o processo o mais rápido possível.
Elaborada especialmente para pequenos negócios, a cartilha oferece um guia objetivo e acessível para que sejam realizadas todas as obrigações legais de forma prática, econômica e sem depender de consultorias externas. O conteúdo está estruturado em cinco passos simples, com ferramentas e sugestões que facilitam a identificação, avaliação e controle de fatores que afetam diretamente a saúde mental dos trabalhadores — como estresse, assédio moral, sobrecarga de trabalho e ausência de reconhecimento profissional.
Além de cumprir a legislação, o material destaca os benefícios concretos da gestão adequada dos riscos psicossociais: redução de rotatividade, diminuição de afastamentos, aumento da produtividade e maior retenção de talentos.
A publicação também apresenta um checklist de implementação, modelo de documentação simplificada, ações de baixo custo com alto impacto e um questionário anônimo que pode ser aplicado internamente como forma de diagnóstico contínuo do ambiente organizacional.
Durante o período de transição, até maio de 2026, a fiscalização será orientativa. No entanto, a partir dessa data, as empresas estarão sujeitas a multas e sanções caso não apresentem comprovação da aplicação efetiva do PGR — o que inclui documentos atualizados, registros de ações preventivas e indicadores de monitoramento.
Clique no botão abaixo e acesse o conteúdo gratuitamente.