Espaço Publicitário

Levantamento realizado pela Serasa Experian revela que ocorreu uma elevação expressiva na abertura de empresas em território nacional. Foram quase 400 mil novos CNPJs criados em abril, resultado que superou o patamar mensal histórico do indicador – esse acompanhamento teve início em janeiro de 2010.

Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, acredita que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de apoio ao empreendedorismo tenham estimulado a abertura de novas empresas. “A aceleração da transformação digital também permite que muitos empreendedores iniciem suas atividades com menos necessidade de capital inicial e enfrentem barreiras de entrada reduzidas”, avalia. E destaca: “para manter a saúde financeira dos negócios, é essencial ter acesso a recursos adequados, orientação assertiva e infraestrutura sólida para sustentar o crescimento a longo prazo e evitar riscos de insolvência”.

Entre os segmentos analisados, a categoria “Serviços” foi a que contou com a maior contribuição para o desempenho, com 73,4%, seguida por Comércio, 19,4%, e Indústria, 6%. Vale ressaltar que ocorreu uma queda de 1,6 pontos no resultado do comércio sobre igual período do ano passado. 

Como já era de se esperar, a maioria dos CNPJs tem como natureza jurídica os microempreendedores individuais e as empresas individuais, estando localizadas no Estado de São Paulo. 


Espaço Publicitário