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Há muito tempo as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas vêm sendo utilizados como apoio para as vendas. Dados do primeiro semestre de 2024 da Nuvemshop mostram que cerca de dois milhões de pedidos nas pequenas e médias empresas online tiveram como fonte de divulgação as redes sociais. Tal resultado representou uma elevação de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

O estudo revela ainda a participação das plataformas sociais, com o Instagram liderando essa demanda com 89% dos pedidos. Facebook (8,4%), YouTube (1,6%) e TikTok (0,9%) aparecem em seguida. 

Para Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop, essas plataformas influenciam cada vez mais o comportamento de diferentes tipos de consumidor, e o sucesso de um negócio pode depender da capacidade do lojista em se adaptar e aproveitar as oportunidades que existem por meio dessas mídias.

> Confira no final da página algumas dicas para impulsionar vendas nas redes sociais.
 

Mensagens Instantâneas

Outro estudo, o Panorama de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, teve como objetivo verificar a utilização do WhatsApp nas estratégias de marketing e vendas das empresas. Cerca de 70% das empresas usam a ferramenta, índice 10% superior à última edição da pesquisa. Esse protagonismo do aplicativo se deve a sua eficácia, pois 70% dos entrevistados afirmaram que esse canal possui a maior taxa de sucesso no contato com Leads. Também foram citadas nas respostas a visita presencial, com 32%, e o contato telefônico, 31%.

“No Brasil, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box”, ressalta Bernardo Brandão, CMO da RD Stativon. E explica: “este cenário impulsiona um crescimento exponencial na adoção de estratégias conversacionais entre profissionais de marketing e de vendas”. Segundo ele, por se tratar de um canal versátil, a ferramenta oferece a maior taxa de sucesso e oportunidades, podendo ser utilizada desde a captação de Leads, passando pela nutrição desses contatos, até follow-up de vendas e pós-venda.

Outros dados levantados pelo trabalho foram a aplicação a partir do modelo de negócio – a taxa de adoção de empresas B2C é de 72%, enquanto para B2B alcança 61% -, e a forma de uso, com o envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão liderando  a demanda (45%). Captação de leads com botão de WhatsApp (44%) e captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%) também estão entre as opções preferidas de utilização do aplicativo.

Bernardo comenta que, apesar do aumento na utilização do WhatsApp, há ainda diversas oportunidades de crescimento, especialmente na automação de tarefas repetitivas e manuais, como responder a perguntas frequentes, enviar mensagens de boas-vindas e acompanhar pedidos. “Automatizar essas tarefas libera tempo para que a equipe se dedique a atividades mais complexas e estratégicas, resultando em um atendimento mais rápido e eficiente, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação dos clientes”, ressalta. “Além disso, é crucial integrar essas automações com outras ferramentas utilizadas pela equipe, como chatbots e sistemas de atendimento, para garantir eficiência operacional e atender às necessidades da empresa no momento adequado”. 

Dicas da especialista Babi Tonhela

  1. Interagir com o público: é importante interagir com o público e sempre responder a dúvidas e perguntas. A comunicação constante ajuda a construir uma comunidade em torno da marca e aumenta a fidelização dos clientes, já deixar os seguidores sem resposta pode levar à perda deles. Por isso, é necessário reservar algum tempo para dar uma atenção especial a isso.
  2. Ficar atento à reputação da marca: a reputação de uma marca é um dos bens mais valiosos para que ela seja bem-vista pelos consumidores. Por isso, é muito importante fazer o monitoramento de tudo o que é falado sobre a empresa na internet. Analisar os comentários feitos e as hashtags utilizadas, procurar por palavras-chave importantes nas redes sociais, olhar comentários de clientes etc.
  3. Investir em anúncios: é até possível ter sucesso apenas com postagens orgânicas, mas investir em anúncios pode escalar os resultados e alcançar de forma mais prática os objetivos do negócio. Diversas redes sociais oferecem plataformas de anúncio em suas ferramentas, além de vantagens, como: autonomia para escolher o orçamento, geração de tráfego para outros canais da marca, mensuração de resultados etc.
  4. Integrar as redes com uma loja virtual: diversas plataformas têm integrações que permitem sincronizar produtos e criar campanhas nas redes sociais com poucos cliques. É uma ótima opção para atrair seguidores para o catálogo online da loja e gerar cada vez mais tráfego.
  5. Criar estratégias de produção e programar o conteúdo: o conteúdo das redes sociais é importante para criar e melhorar o relacionamento com os usuários, para isso é necessário criar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais visitantes. Além disso, é preciso saber as datas e horários em que o público está online nas mídias sociais da loja. Dessa forma, é possível aumentar as possibilidades de interação com a publicação, fortalecendo o engajamento.

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