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As pessoas que acompanham o noticiário econômico estão se deparando com uma série de reportagens informando sobre processos de recuperação extrajudicial e judicial de grandes redes de varejo do país. Esses problemas têm se espalhado indistintamente por vários setores e a KPMG realizou um trabalho que elenca os principais riscos globais existentes e emergentes que podem afetar 12 setores da economia brasileira, entre eles, o varejo.

Fernando Lage, sócio-líder de governança, risco e compliance da KPMG no Brasil, comenta que o levantamento destaca a importância de ter uma visão voltada para o futuro e investir em tendências inovadoras para cada setor. Já Fernando Gambôa, sócio-líder para o setor de consumo e varejo, lembra que a gestão de riscos corporativos deve fazer parte do dia a dia dos varejistas. “O segmento é muito dinâmico, com um histórico de forte concorrência entre os participantes e com clientes cada vez mais exigentes, uma vez que temos um ambiente onde gerações muito diferentes convivem e esperam que suas expectativas sejam atendidas e até superadas”, destaca.

Confira os principais riscos para o comércio varejista: 

  1. Lucratividade e liquidez: varejo utilizando cada vez mais o comércio eletrônico para vender produtos em promoção ou com descontos; desafios maiores em relação ao desempenho do negócio em gerar o fluxo de caixa esperado.
  1. Estratégia: adoção de novos modelos de negócio; o comércio eletrônico, marketplaces e a conversão de lojas com foco em desconto impactam a visão tradicional dos varejistas; investimentos em robôs e automações.
  1. Produção e operação: risco resultante da interrupção de atividade causada por sindicatos, greves e paralisações; qualidade e segurança dos produtos e riscos de quebra de estoque.
  1. Cliente: as taxas de devolução de produtos nas compras feitas on-line são mais frequentes do que em lojas físicas, além de maior incidência de fraudes; declínio dos gastos dos consumidores.
  1. Conformidade: restrições sobre as condições comerciais, políticas e de distribuição do país; novas relações comerciais; mudanças em regulamentações, reforma tributária.
  1. Reputação e ética: ameaças associadas à manutenção de altos níveis de qualidade de produtos e serviços; aumento dos riscos reputacionais devido às redes sociais e à internet.
  1. Crescimento e concorrência: aumento das pressões para atender à demanda e às tendências dos clientes; competição globalizada e diversificação das ofertas de serviços.
  1. Saúde, segurança e meio ambiente: mudanças climáticas e desastres naturais; incapacidade de alcançar as metas ESG nos três pilares; pressão para atender às normas de segurança.
  1. Tecnologia: aumento de ataques e ameaças cibernéticas; a adoção de tecnologias digitais requer novas habilidades e funcionários cada vez mais capacitados, com necessidade constante de reciclagem e atualização tecnológica.
  2. Sociedade e pessoas: o êxito da organização depende dos esforços contínuos dos principais colaboradores; responder às necessidades dos clientes, considerando as diferenças de expectativas que cada geração apresenta.


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