Espaço Publicitário

O comércio varejista de material de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) apresentou expansão no mercado de trabalho, com 314 novos empregos. Foram registradas 3.487 admissões e 3.173 desligamentos – um total de cerca de 90 mil vínculos ativos. Este desempenho, inclusive, se mostrou bastante superior ao registrado no mês anterior, período no qual a soma das atividades avaliadas avançou em +152 vagas, ou seja, em fevereiro o resultado foi mais que o dobro.

A análise somente referente a cidade de São Paulo mostra igualmente que ocorreu uma aceleração. O saldo de fevereiro ficou em +159 vagas, enquanto o de janeiro atingiu +88 vagas.

Evolução do saldo de empregos do varejo de material de construção – RMSP e São Paulo/SP

Fonte: Caged

Em relação às atividades, o avanço de mais de 300 vagas no mês se deu especialmente devido aos estabelecimentos do comércio varejista em geral, que sozinho evoluiu em +185 vagas. Apenas os varejos de ferragens e ferramentas (-3 vagas) e de madeira e artefatos (-29 vagas) apresentaram em fevereiro um desempenho negativo, isto é, com mais desligamentos que admissões.

No bimestre a realidade se repete, pois dos 466 empregos criados no total do setor, a grande maioria veio do segmento de material de construção em geral (+268 vagas). O mesmo fenômeno ocorreu em relação às atividades com saldos negativos.

O economista Jaime Vasconcellos comenta que, considerando a expectativa em 2023 para um menor ritmo de crescimento do mercado de trabalho no ramo varejista de material de construção da RMSP, pode-se dizer que o resultado de fevereiro foi um alento. “Sim, estamos abaixo dos patamares de evolução do mesmo mês e do primeiro bimestre do ano passado, como o esperado, mas só de janeiro para fevereiro dobramos o saldo positivo, o que é significativo e mostra resiliência da demanda neste momento de dificuldade conjuntural ao consumo”. Ele lembra ainda que a tendência para março é a manutenção no ritmo de saldos positivos do mercado de trabalho, sendo, inclusive neste caso, com projeção de números melhores que os vistos em março do ano passado.


Espaço Publicitário