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Os comerciantes devem ficar atentos com a possibilidade da cobrança de tarifas pelas operadoras de cartões de crédito e/ou débito por sucessivas e fracassadas tentativas recusadas de compra por meio de cartões. Tal medida – Normativo 21 da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abes) – foi tomada com o objetivo de reduzir o volume de fraudes.

Como forma de evitar a cobrança desnecessária, o empresário precisa, antes de submeter novo pedido de autorização de pagamento, conferir o código de transação negada exibida nos terminais POS e equipamentos similares. A Normativa 21 define as recusas como “transação reversível” e “transação irreversível” e determina que o código utilizado pela bandeira (Visa, Mastercard, Elo) seja enviado pelo banco ao comerciante, o qual ficará informado sobre o tipo da recusa, por exemplo: saldo insuficiente, violação de segurança, suspeita de fraude, entre outros.

Confira o detalhamento completo dos códigos no link abaixo como forma de não sofrer penalizações pela retentativa.


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