O Sincomavi firmou acordo com a Prolata para a coleta gratuita de latas de aço para tintas pós-consumo que atende todas as exigências da legislação atual. Os comerciantes que aderirem ao sistema poderão operar como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e as embalagens coletadas serão recolhidas gratuitamente por empresa especializada em Logística Reversa.
Para facilitar ainda mais o ingresso dos varejistas, as latas pós-consumo poderão ser guardadas em local adequado no espaço da loja, como no estoque. Existe a possibilidade ainda da adoção de um coletor. No entanto, os custos para implantação ficam totalmente por conta do comércio. A Prolata indica alguns fornecedores, mas não se envolve nas negociações. Vale lembrar que é permitido o uso de coletores adaptados, desde que sejam seguidas as regras gerais do sistema.
O termo de compromisso do sistema de Logística Reversa para embalagens de aço foi assinado pela Prolata em 21 de dezembro de 2018 com o Governo Federal e, por essa razão, atinge todas as empresas que comercializam produtos com esse tipo de embalagem. As ações em sua primeira fase, segundo o acordo, estão concentradas nas principais regiões metropolitanas do País, incluindo São Paulo. Diante disso, como a legislação estabelece o efeito vinculante, todos os varejistas de tintas necessitam aderir ao acordo.