Espaço Publicitário

Oferecer soluções práticas e de baixo custo aos comerciantes para o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010, tem sido uma preocupação constante do Sincomavi. O acordo firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast) para a destinação ambientalmente adequada de baldes plásticos de tintas e suas tampas pós-consumo segue nesse sentido.

Nessa primeira fase do projeto, denominado Descarta Aí, será formado um grupo de 18 pontos de coleta, sendo que o primeiro já está em funcionamento: a Telhanorte – Marginal Tietê. A ação conta com o patrocínio da Braskem e apoio financeiro da AlphaPlast, Barripack, Bomix, Chamfer, Fibrasa, Groupack e Jaguar Plásticos, além do apoio institucional da Associação Brasileira de Tintas (ABRAFATI). O desenvolvimento, implementação e operacionalização do sistema de logística reversa está a cargo da Yattó, que é responsável ainda por toda a estrutura de armazenamento dos resíduos para os lojistas, bem como dos certificados de cumprimento frente a logística reversa e suporte em toda operação.

Os comerciantes que aderirem ao projeto terão como obrigação apenas o armazenamento temporário das embalagens pós-consumo entregues pelos consumidores. Será utilizada nessa etapa infraestrutura própria fornecida gratuitamente pelo Descarta Aí aos lojistas e a coleta dos resíduos e baldes, realizada periodicamente, ficará sob a responsabilidade de empresa especializada e homologada pelo sistema para posterior encaminhamento à reciclagem.

Vale lembrar que o Sincomavi mantém outros acordos no âmbito da Logística Reversa: Prolata (latas de tintas), Green Eletron (Eletroeletrônicos, pilhas e baterias) e Reciclus (lâmpadas).

Para mais informações: telefone (11) 3488-8200 ou convenios@sincomavi.org.br.

Não se esqueça: as empresas infratoras que não adequarem suas atividades à legislação estão sujeitas a várias penalidades, inclusive multas que variam entre R$ 50 e R$ 50 milhões. 


Espaço Publicitário