A pandemia criou entre os consumidores brasileiros o hábito de realizar compras pela Internet. O comércio eletrônico que era uma tendência de médio prazo para muitas empresas passou a ser uma realidade de última hora. O grande problema é que os canais digitais acabam por reduzir a visita dos compradores às lojas físicas, que possuem a grande capacidade de incentivar as vendas por impulso e de itens complementares.
Regularize a situação de sua empresa e evite multas! Ligue: (11) 3488-8200.
Ao se tornar um ponto de entrega voluntária nos programas de Logística Reversa disponíves atualmente, o comércio abre a possibilidade de aumentar o tráfego no ponto e intensifica seu poder de atração de novos clientes. Além disso, são capazes de potencializar suas campanha promocionais, se valendo inclusive do aspecto social e de proteção ao meio ambiente, e passam a ser a primeira opção do consumidor na hora da compra em função do descarte correto. Outros benefícios: ganham maior relevância frente a sua comunidade, aliam o nome da empresa a um projeto de sustentabilidade e com ampla divulgação e ajudam realmente a diminuir os impactos ambientais.
Riscos e alternativas
A participação dos comércios que vendem pilhas, baterias, eletroeletrônicos, tintas e lâmpadas nos acordos setoriais é obrigatória em razão da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). As empresas infratores estão sujeitas a multas e punições administrativas. Por outro lado, dependendo do caso, existe a possibilidade do estabelecimento que não operar como ponto de entrega participar por meio de ações de divulgação do programa: educação e orientação do consumidor. Essas lojas terão ainda a responsabilidade de indicar os pontos de coleta mais próximos, como forma de atender minimamente a lei 12.305/2010.
O Sincomavi, além de intermediar a adesão das lojas aos acordos setoriais disponíveis atualmente (veja abaixo), dispõe de material complementar para incentivo do manejo correto de materiais recicláveis, lixo e resíduos por parte do consumidor (cartaz e felipeta para ponto de venda).
Entre em contato com o Sincomavi e saiba mais: telefone (11) 3488-8200 ou convenios@sincomavi.org.br.
Peça o seu!
Acordos Setoriais e Termos de Compromisso
- Pilhas e Baterias (baterias portáteis, pilhas comuns de zinco-manganês, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis)
- Lâmpadas (lâmpadas tubulares, LED, fluorescentes compactas e modelos contendo mercúrio, sódio ou mistas)
- Tintas e outros itens de material de construção (latas de aço)
- Eletroeletrônicos (computadores de uso pessoal e acessórios, ferramentas elétricas, liquidificadores, batedeiras etc.)