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Não é novidade para ninguém que a contratação do profissional desejado para uma vaga específica se mostra algo delicado e moroso. Por essa razão, o processo precisa ser cercado de todos os cuidados até se obter o candidado com o perfil considerado mais indicado. Para simplificar esse trabalho de seleção e recrutamento, o Sincomavi firmou parceria com a Empregos.com.br, que conta com banco de currículos com mais de 22 milhões de profissionais cadastrados e diversas ferramentas para facilitar e agilizar as buscas. “Muitos recrutadores relatam dificuldades para achar o candidato ideal e isso diz muito sobre o anúncio. Muitas vezes, ele não é elaborado de forma efetiva e há diversas maneiras de atrair os melhores talentos desde o primeiro contato com a vaga”, explica Leonardo Casartelli, diretor de Marketing do Empregos.com.br.

O conselho básico para comerciantes e recrutadores é detalhar a função de forma clara e estratégica para o que a empresa realmente procura. No entanto, Leonardo dá outras dicas que se revelam igualmente relevantes na busca pelo candidado ideal, confira:

1 – Escolha bem o título da vaga

O título da vaga é a coisa mais importante, pois é ele que define qual profissional irá se interessar pela oportunidade. Por isso, seja objetivo e use termos mais comuns ao mercado para facilitar a busca dos candidatos. Nos casos de vagas operacionais, focado em públicos de baixa escolaridade, evite termos complexos, em inglês e linguagens técnicas.

2 – Seja Claro

Lembre-se que você está em busca de uma pessoa para compor sua equipe e as expectativas devem ser alinhadas desde o início. Então, seja claro e objetivo sobre o que você realmente procura. É importante que o interessado tenha ciência de suas funções, seus desafios e a bagagem que precisará ter para assumir essa responsabilidade. Deixe evidenciado também quais são os conhecimentos técnicos, experiências necessárias e inclua aquelas que são desejáveis, porém não obrigatórias. Essa relação deve ter o máximo de transparência, para que nenhum dos dois lados saia frustrado.

3 – Humanize-se

Por que não aproximar o candidato da empresa? Fale um pouco da história da instituição, do propósito, mostre as vantagens de ser um colaborador. Destaque a importância da função para os objetivos da empresa. Motive-o! Um profissional entusiasmado e apaixonado vai te render muito mais que uma pessoa que não se identifica com os ideais da companhia.

4- Seja Específico

O que você procura? Diga! Quanto mais específico for, melhor será para encontrar o candidato ideal. Deixe claro a forma de contratação, benefícios oferecidos, requisitos necessários, horas de trabalho e todas as informações possíveis sobre a vaga.

5 – Deixe claro as etapas do processo seletivo

É importante que todo o processo ocorra de forma transparente, não só as especificações da vaga. O candidato deve saber quais são as etapas que ele deverá passar até chegar ao final da seleção. Por exemplo: quantas entrevistas deverá fazer e com quem, se há testes e uma previsão de quando essas etapas devem acontecer.

Leonardo lembra ainda que a aplicação a uma vaga é o primeiro contato que um candidato tem com uma empresa. “Por isso é importante que esse processo seja bem alinhado desde o começo, de forma efetiva e transparente. Isso vai ajudar para que a empresa ganhe destaque e consiga atrair os melhores talentos para seus processos seletivos”, adverte.


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