Espaço Publicitário

Dados coletados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) revelam que a confiança do setor prossegue em alta. Segundo a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, 57% dos empresários do segmento entrevistados afirmaram que seus negócios apresentaram bons resultados em agosto e 26% consideraram o desempenho muito bom. Diante desses números, o otimismo em relação ao mercado para o mês de setembro continua elevado: 39% das empresas contam com boas perspectivas e 35% esperam resultados regulares. No entanto, vale ressaltar que existe uma tendência de queda nas expectativas, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Fonte: Abramat

O nível de utilização da capacidade instalada se manteve estável em agosto, com queda de 2 p.p., e alcançou os 78%. Tal desempenho ainda se mostra superior ao período pré-pandemia. No entanto, está bem distante do pico obtido em novembro do ano passado, quando atingiu os 88%.

As pretensões de investimento também contaram com ligeira queda (1 p.p.), passando de 71%, em julho, para 70%, em agosto. Segundo o estudo, 35% das empresas pretendem aplicar recursos na modernização das plantas e outros 35% na expansão da capacidade produtiva.


Espaço Publicitário