Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS – Ministério do Trabalho) revelam que o número de trabalhadores do comércio varejista de materiais de construção com mais de 50 anos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) aumentou 42,5% entre 2019 e 2024. Tal percentual significou um avanço absoluto de 5.721 empregos formais a mais, quando observamos que o total de vínculos nesta faixa etária passou de 13.450, em 31/12/2019, para 19.171, em 31/12/2024. Para este cálculo, utilizou-se, além do próprio segmento de materiais de construção, informações dos ramos de tintas, vidros, materiais elétricos, ferragens, ferramentas, madeira, entre outros.
Estoque de empregos formais no varejo de materiais de construção* da RMSP preenchidos por população com 50 anos ou mais: 2019 versus 2024
Fonte: RAIS
Elaboração e cálculos: Sincomavi
*Incluem-se os segmentos de tintas, vidros, materiais elétricos, ferragens, ferramentas, madeira, entre outros
É importante ressaltar que, dentre as faixas etárias dos trabalhadores deste segmento, todas avançaram seu nível de empregabilidade entre 2019 e 2024 (conforme tabela abaixo).
Fonte: RAIS
Elaboração e cálculos: Sincomavi
*Incluem-se os segmentos de tintas, vidros, materiais elétricos, ferragens, ferramentas, madeira, entre outros
É a soma destas últimas duas faixas etárias que resultam no aumento de 5,7 mil empregos a mais da população de 50 anos ou mais no varejo de materiais de construção da RMSP, significando uma elevação em conjunto de 42,5% deste mercado de trabalho formal. Essas 5,7 mil novas vagas preenchidas representam 42,6% de todo o saldo positivo que o total do mercado de trabalho do setor possuiu neste período, isto é, das 13.415 vagas criadas nos últimos cinco anos.
“O aumento do número de trabalhadores com 50 anos ou mais no varejo de materiais de construção e segmentos semelhantes na Região Metropolitana de São Paulo evidencia uma tendência já observada no setor, agora confirmada por dados compilados pelo Sincomavi”, comenta o economista Jaime Vasconcellos. Ele reforça ainda o impacto dessa faixa da população na empregabilidade do setor: “Nos últimos cinco anos, foram criados mais de 5,7 mil empregos para esse grupo etário, o que representa um crescimento de 42,5% no total de trabalhadores ativos dessa faixa”. E complementa: “Entre os profissionais com 65 anos ou mais, o crescimento foi ainda maior, atingindo 70,8% no mesmo período”.
A elevação da participação desse segmento etário no mercado de trabalho não se deve apenas a fatores conjunturais. Para Jaime, o aumento da expectativa de vida tem ampliado a proporção dessas faixas etárias na população. Somado a isso, o adiamento das aposentadorias contribui para uma participação mais ativa nesse mercado, especialmente em momentos de expansão de vagas formais, como o ocorrido após a pandemia, quando a demanda por mão de obra favoreceu também os trabalhadores mais experientes.
O setor varejista continua sendo uma opção de primeiro emprego para muitos, mas diversas funções exigem características pessoais associadas à responsabilidade, maturidade, estabilidade emocional, comprometimento e atenção ao atendimento ao público, o que tende a valorizar profissionais de faixas etárias mais altas. “Além disso, muitos desses trabalhadores possuem níveis mais elevados de escolaridade e qualificação profissional”, ressalta.
E um dado adicional ao recorte deste estudo: Em termos quantitativos absolutos, a participação do grupo 50+ passou de aproximadamente 16,6% do total de postos de trabalho em 2019 para cerca de 20,3% em 2024, representando um aumento de 3,7 pontos percentuais ou relevantes 22,2% em sua participação relativa.
“Esses dados indicam que as mudanças demográficas da população também se refletem no mercado de trabalho”, avalia. “Assim, adaptações por parte dos empregadores na abertura de vagas, bem como dos consumidores, tornam-se relevantes diante dessa realidade”. A tendência observada da chamada “silver economy” ou “economia prateada” é consistente e tende a se fortalecer nos próximos anos, seja com mercado consumidor, seja como ofertas de vagas de trabalho.