Espaço Publicitário

Estudo realizado pela ClearSale verificou que o mercado brasileiro de comércio eletrônico registrou cerca de 800 mil tentativas de fraudes no primeiro trimestre do ano. Apesar do número astronômico, ocorreu uma redução de 23,3% na quantidade de casos em relação ao mesmo período de 2023. Em valores, as tentativas de golpe no trimestre representam R$ 766,3 milhões. 

O levantamento verificou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de março, e aponta que o valor do tíquete médio das tentativas foi de R$ 948,64, aumento de 0,3% frente a 2023.

Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, comenta que, apesar da queda no número de tentativas de fraude, o tíquete médio aumentou. Em sua opinião, isso indica não apenas que golpistas estão focando em produtos que tem valor agregado alto, e que tem facilidade em revender nos mercados ilegais, mas acende um alerta para as empresas que precisam continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas.

Vale lembrar que o estudo considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de comércio eletrônico e foram consideradas tentativas de fraude todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas. 


Espaço Publicitário