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O trabalho pode se tornar um ambiente extremamente tóxico se o gestor não conseguir fixar limites e o respeito mútuo. Como forma de enfrentar tal problema de frente, a fonoaudióloga irna Abou Rafée, da Yutter, identificou alguns pontos que podem permitir o restabelecimento da harmonia pela organização. Em sua opinião,
“implementar essas estratégias não apenas resolve conflitos existentes, mas também ajuda a prevenir a ocorrência de novos problemas, cultivando um ambiente de trabalho onde a comunicação clara e eficaz é a norma, não a exceção”, explica Mirna.

1. Diagnóstico do problema de comunicação

O primeiro passo para resolver um conflito é identificar se o problema é verdadeiramente pessoal ou se deriva de uma falha na comunicação. Muitos conflitos surgem de mal-entendidos ou da falta de informações claras, portanto, é vital reconhecer se a raiz do problema é o modo como as informações são transmitidas ou recebidas.

2. Prática da comunicação assertiva

A comunicação assertiva é essencial para uma resolução de conflitos eficaz. Isso significa expressar suas ideias e sentimentos de forma clara, direta e respeitosa, sem ser agressivo ou passivo. Treinar funcionários e gestores para se comunicarem assertivamente pode reduzir significativamente a incidência de conflitos.

3. Verificação de compreensão

Após qualquer comunicação importante, é crucial verificar se o receptor compreendeu a mensagem como foi pretendida. Isso pode ser feito solicitando que resumam o entendimento ou que expressem em suas próprias palavras o que foi comunicado. Esse processo ajuda a garantir que todos estejam na mesma página e reduz a possibilidade de mal-entendidos.

4. Registros de comunicação

Manter um registro das comunicações é outra estratégia eficaz. Seja através de e-mails, mensagens de texto ou uma plataforma de gestão de projetos, documentar conversas e decisões importantes oferece uma referência clara que pode ser consultada para esclarecer dúvidas ou confirmar compromissos.

5. Cultura de feedback aberto e construtivo

Promover uma cultura onde o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento e não como crítica pode transformar a forma como os conflitos são percebidos e gerenciados. Encorajar feedback regular e construtivo ajuda a prevenir a escalada de problemas e promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e menos conflituoso.


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