Espaço Publicitário

Realizado em 04 de abril, durante a Feicon 2024, o 18º Simpósio Sincomavi “Varejo inteligente – A força dos recursos humanos aliada ao digital” trouxe como tema principal os impactos da inteligência artificial e a integração entre tecnologia e recursos humanos. O evento contou com a presença de 232 pessoas e repassou pontos importantes que superaram os objetivos iniciais.

Na abertura, o presidente do Sincomavi agradeceu a presença das seguintes autoridades: Carlos A. D’Ambrosio, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região;  Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira; Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista de Campinas e Região;  Natanael Aguiar Costa, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma-SP); Alexandre Lucena, presidente da Brukcham – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil-Reino Unido-Portugal; Valquíria Teixeira, presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de Tintas (Abrart); e Fábio Humberg, diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.  Ele ressaltou ainda em seu discurso o início das comemorações pelos 90 anos do Sincomavi, entidade que foi fundada em 18 de outubro de 1934.

Foto: Izilda França

Logo em seguida, Iza Valadão, embaixadora da Feicon, deu as boas-vindas ao público e mencionou as principais mudanças pelas quais passa o varejo, principalmente em relação à tecnologia e os padrões estabelecidos pelo ESG (Environmental, Social and Governance). 

A primeira palestra “Estratégias e tecnologias que atraem clientes” ficou sob a responsabilidade do consultor e professor universitário Adriano Kogachi Sá, que reforçou para os comerciantes presentes a importância do uso do CRM (Customer Relationship Management), do cadastramento de consumidores, bem como a avaliação correta dos custos envolvidos na atração e manutenção de clientes. Adriano não se esqueceu de mencionar a preponderância atual da experiência de compra, mas deu grande ênfase nos resultados obtidos pelas empresas que se valem de marketing de conteúdo e educacional em suas estratégias de divulgação.

Karen Cavalcanti, sócia-fundadora da MosaicLab, se valeu de boa parte de sua exposição para avaliar como a inteligência artificial tem sido empregada pelas empresas, não somente pelo varejo. No entanto, o que mais chamou a atenção do público foram as pesquisas realizadas pela MosaicLab sobre o varejo nacional. A categoria “decoração e reforma do lar”, por exemplo, está atualmente no top 15 de interesse no aumento de consumo do brasileiro, segundo dados coletados pela MosaicLab, e existe uma grande expectativa na melhora do desempenho do setor para o segundo semestre de 2024.

Foto: Izilda França

Em sua palestra, Caio Camargo, especialista em inovação no varejo, não trouxe apenas os principais temas que estiveram em evidência na última NRF, mas também tópicos que ficaram em segundo plano, como Shrinkage (roubos, furtos, fraudes e devoluções), um fenômeno que está aumentando no varejo dos Estados Unidos. Foi possível ainda conhecer exemplos de sucesso do varejo norte-americano, como brechós, petshops, vestuário e, até mesmo, sex shop. Em todos esses casos, mais do que tecnologia, os empresários acabaram por abordar o mercado de uma maneira singular, sobrepujando seus concorrentes a partir de uma visão diferenciada do consumo.

Foto: Divulgação Feicon

Por fim, Michelle Dapper, diretora de Recursos Humanos da Leroy Merlin, revelou como a maior rede varejista de material de construção do país está enfrentando o desafio de reduzir a rotatividade no quadro de colaboradores, quais os principais problemas e dilemas na atração e manutenção de talentos e quais as melhores estratégias para evitar o conflito de gerações nas relações trabalhistas. Sua apresentação foi uma das mais elogiadas do programa por abrir os olhos dos empresários do varejo de material de construção na questão do recrutamento, seleção e relacionamento com as novas gerações de trabalhadores.

O evento contou ainda com a apresentação da plataforma de cursos gratuitos Parceiro da Construção, com Roberto Hentzy, e do programa ReformAí, com Felipe Valente.


Espaço Publicitário