Espaço Publicitário

Após queda de 0,06% em janeiro, o preço do metro quadrado da construção civil no Estado de São Paulo novamente apontou recuo. Em fevereiro, a retração foi de 0,08% em relação ao mês anterior, após os custos passarem de R$ 1.817,44 para R$ 1.816,04 por m² de obra. Os dados são do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi/IBGE). 

A nova deflação ocorreu pela queda dos preços nos dois componentes avaliados, uma vez que o material de construção recuou 0,12% e os custos com a mão de obra, 0,03% no período analisado.

Fonte: Sinapi/IBGE

Para o economista Jaime Vasconcellos, o cenário apresentado pelo IBGE mostra conforto no movimento recente dos preços da construção civil no Estado de São Paulo. “Enquanto o consumo ainda um pouco arrefecido garante praticamente nenhuma pressão nos níveis de preços, sabemos que as variações do custo da mão de obra são mais localizadas ao fim dos primeiros semestres, quando há renegociação de acordos e convenções das categorias”, explica. E complementa: “Em suma, o cenário projetado para 2024 com preços comportados, nos parece o que se horizonta”. 


Espaço Publicitário