Espaço Publicitário

A pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), verificou que o cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento mais utilizado em todo o país dentro desse ambiente de consumo. A preferência foi relatada por 74% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou o cartão de débito, com 63%, seguido por PIX (52%) e dinheiro (45%).  

O cartão de crédito é mais utilizado por consumidores entre 30 e 44 anos (77%) e de 45 a 59 anos (78%). Em relação à capacidade de consumo, famílias com renda superior a seis salários mínimos têm  esse meio como a principal forma de pagamento, com 80%. Esse alto percentual de participação também atinge as faixas de renda mais altas da população, de 6,1 a 10 SM (81%),  10,1 a 15 SM (86%) e mais de 15 SM ( 82%).
 

Apesar da grande adoção apresentada pelos cartões de crédito, o PIX vem aumentando consistentemente sua utilização pelos consumidores, principalmente entre a população mais jovem. A pesquisa da Abrasce revela que o uso do PIX  é de 59% entre as pessoas de 17 a 19 anos e de 20 a 29 anos.

O estudo completo pode ser adquirido no site da Abrasce e foi realizado entre os meses de fevereiro e março deste ano, por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings. Foram entrevistados frequentadores com mais de 17 anos de idade de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, abrangendo mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping.


Espaço Publicitário