A Pesquisa Mensal do Comércio, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou, em junho, uma variação positiva de 0,1% no volume de vendas do setor em geral, tendo como referência o mês imediatamente anterior e ajuste sazonal. Em relação a junho do ano passado, o indicador apresentou uma queda de -0,3%. Os acumulados do ano e dos últimos dozes meses permanecem positivos com 0,6% e 1,1%, respectivamente.

O varejo de material de construção novamente apresentou no período analisado desempenho negativo, com queda de -1,2% no volume de vendas. Apesar disso, o segmento conseguiu obter saldo positivo no primeiro semestre de 2019, com 3,8%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o resultado se revela um pouco inferior: 3%.

O setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, depois dos números positivos de maio, quando contou com elevação no volume de vendas de 1,1%, voltou a apresentar desempenho bem aquém do esperado. A queda registrada foi de -2,4 em junho, tendo como referência maio de 2019. Em relação a junho do ano passado, o recuo se mostra ainda mais acentuado: -8,8%. No acumulado do ano, janeiro a junho de 2019, esse setor já marca números negativos (-0,1%), No entanto, nos últimos doze meses o saldo continua dentro da faixa positiva, com 0,3% de crescimento.