Estabelecer o perfil ideal do profissional desejado para uma vaga nem sempre se revela algo simples. São vários detalhes envolvidos para determinar as características do candidato perfeito e, muitas vezes, gestores e recrutadores não possuem tempo, técnicas, conhecimento ou informações suficientes para realizar a tarefa de maneira adequada e rápida como o momento muitas vezes exige.

Uma forma de superar tais obstáculos é adotar a seleção por competências. Ao contrário do modelo tradicional, que foca sua atenção na análise comportamental do indivíduo, a seleção por competência ultrapassa esses limites e busca confirmar também as áreas de domínio do candidato. Ou seja, suas competências, experiências e habilidades. O sucesso dessa operação está muito ligado não só a análise pura e simples do currículo vitae, mas principalmente nas técnicas utilizadas durante a entrevista, testes especiais, dinâmicas e na integração entre as áreas da empresa: solicitante e Recursos Humanos (RH). Logicamente, a seleção só será conduzida corretamente se o gestor ou RH estiver de posse de todos as características essenciais do profissional almejado e apenas o departamento que necessita do novo profissional será capaz de fornecer as exigências mínimas para o cargo.

Técnicas, como análise, entrevista, testes e dinâmicas, permitem ao selecionador maior chance de encontrar o candidato perfeito.
A Seleção por Competência oferece técnicas para que a organização encontre o candidato perfeito

Adaptação natural

Além de atestar os conhecimentos, experiências e habilidades, bem como preencher as competências que a organização necessita, um recrutamento bem-conduzido viabiliza ainda uma adaptação mais rápida e natural do candidato à cultura e aos propósitos da empresa. Esse ponto se mostra também de suma importância para o êxito do processo, pois não é raro casos de profissionais exemplares que não se ajustaram ao ambiente de trabalho em função de posicionamento político ou religioso.

Dessa forma, todos os detalhes profissionais e de personalidade são fundamentais para que toda a operação transcorra da melhor maneira possível, garantindo a satisfação de empregadores e colaboradores, reduzindo a rotatividade e os recursos investidos em treinamento.


Empresas associadas, contribuintes ao Sincomavi, têm direito a descontos especiais no treinamento.