Sincomavi: apoio fundamental ao comerciante durante a pandemia

Buscar atender os empresários do segmento em todas as suas necessidades tem sido algo constante para o Sincomavi. Além dos obstáculos tradicionais, a pandemia da Covid-19 apresentou um quadro ainda mais desafiador para a execução desse trabalho. Isso se aplica principalmente na adequação das Convenções Coletivas de Trabalho assinadas pela entidade com os sindicatos dos empregados, em razão das sucessivas alterações promovidas por leis e medidas provisórias, e na tentativa de diálogo com as autoridades municipais e do estado para o abrandamento das restrições ao atendimento presencial.

CCTs e Termos Aditivos

Além das CCTs, o Sincomavi negociou durante o período da pandemia termos aditivos como forma de oferecer maior segurança jurídica aos comerciantes. Foram firmados 12 termos aditivos com esse objetivo, capazes de atender pontos como teletrabalho, concessão excepcional de férias, suspensão de contrato de trabalho, antecipação excepcional de feriados, reajustamento salarial e muito mais. Todo esse trabalho exigiu, além de árdua negociação com os sindicatos dos empregados, estudo profundo das MPs, da legislação nova e de possíveis conflitos.

ATENDIMENTO DEPARTAMENTO JURÍDICO

Arquivos analisados: 698
3244 consultas

Mais de 300 mil consultas ao site do Sincomavi

Criação de protocolos de higiene e cartazes obrigatórios

Ofícios e audiências

Sem contar o trabalho realizado junto com a FecomercioSP, o Sincomavi, por iniciativa própria, enviou ofícios para a Prefeitura Municipal de São Paulo, governos federal e estadual, Ministério da Economia e Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças, abordando temas como: reabertura do comércio, maior disponibilidade de linhas de crédito ao empresariado e prorrogação, parcelamento e facilidades no pagamento de impostos. Além disso, a entidade realizou audiências com autoridades do estado para apresentar os impactos impostos ao comércio com as medidas de restrição adotadas em função do combate à pandemia.

Convênios e Parcerias

Diante das mudanças abruptas de mercado, o Sincomavi renegociou alguns de seus convênios na busca por oferecer soluções rápidas e econômicas às empresas do segmento: Estoque Parado (marketplace), BizCommerce (lojas virtuais), B2W (marketplaces) e Nanos (marketing digital). Foram obtidas ainda melhores condições com o Empregos.com (recrutamento e seleção de pessoal) e Sicredi (produtos e serviços financeiros). O Sincomavi conseguiu também no período fechar novas parcerias com o Big Bang (plataforma de compras) e Connekt (recrutamento e seleção de pessoal).

Convênio Sincomavi/Sicredi

Treinamento

Apesar das dificuldades, o Sincomavi continuou oferecendo conteúdo de qualidade às empresas do segmento. Foram realizados vários eventos online e novo programas passaram a estar disponíveis na plataforma de ensino a distância ou no YouTube, confira nas abas abaixo:

  • Palestra “Felicidade Corporativa”
  • Palestra “Inteligência Emocional para a alta performance”
  • Palestra “Desafios à economia brasileira em 2021”
  • Palestra interativa “Novos tempos. Novas aprendizagens?”
  • Debate “Dicas para aumentar suas vendas no cenário atual” (em parceria com a Feicon)
  • Webinário “Home Office e as obrigações trabalhistas”
  • Webnário “Recrutamento e Seleção Online”
  • Webnário: “A importância do RH no desenvolvimento da vida financeira dos colaboradores”
  • Fórum online “Como engajar times”
  • O RH e as lideranças durante a pandemia
  • Webinário “RH: metodologia ágil de gestão”

Não se esqueça: todo esse trabalho intenso só foi possível em razão da contribuição das empresas do segmento. Somente dessa forma o Sincomavi consegue manter sua estrutura de atendimento, a assessoria jurídica e a defesa dos interesses da categoria junto aos órgãos governamentais.

Clique no botão abaixo e veja se sua empresa possui pendências financeiras no Sincomavi

AVISO IMPORTANTE

Em função das restrições impostas pelo governo estadual, o atendimento do Sincomavi está sendo feito somente pelo e-mail sincomavi@sincomavi.org.br. Para tornar mais ágil o processo, recomenda-se citar no corpo da mensagem a razão social e o CNPJ da empresa que receberá o atendimento.