Dados coletados pela Associação Brasileiras dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) mostram que a produção de bikes no Polo Industrial de Manaus (PIM) cresceu em setembro 35,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos nove meses, o resultado também se revelou bastante expressivo: elevação de 21,7% em comparação com 2018.

No entanto, tendo como referência agosto de 2019, houve um recuo de 4,8%. Apesar disso, Cyro Gazola, vice-presidente do segmento de Bicicletas da Abraciclo, apresenta uma visão otimista e acredita que a alta demanda deverá se estender até o fim do ano devido à chegada de um período de clima mais quente que estimula o uso de bicicletas.

Apesar da queda em setembro, o otimismo prevalece em relação à produção de bicicletas em 2019.
As estimativas da Abraciclo apontam para o aumento superior a 10% na produção de bicicletas em 2019.

Diante desse quadro, as projeções da Abraciclo apontam para a produção de 857 mil unidades em 2019, o que representaria uma alta de 10,8% na comparação com 2018 (773.641 unidades).

Para Cyro, “o maior estímulo para este avanço no uso das bicicletas tem sido a instalação, expansão e mais cuidados de manutenção das redes cicloviárias das médias e grandes cidades brasileiras. Isso faz com que mais pessoas troquem outros meios de transporte pelas bicicletas, tanto compartilhadas como próprias”, complementa.

Desempenho por categoria

Foram produzidas 47.204 bicicletas urbanas em setembro, volume 16,2% inferior em relação a agosto passado. Já a linha Mountain Bike (MTB), com 43.471 unidades, registrou um recuo menor na mesma comparação: 0,8%. Também houve redução na produção da categoria Infanto-Juvenil, com -22,7. Com 1.039 unidades, a linha Estrada teve um resultado 1,2% inferior ao obtido em agosto de 2019. A exceção para a queda generalizada ficou por conta das bikes elétricas, que para o mesmo período de comparação conseguiram uma elevação no volume produzido de 770,2%.

Essa matéria foi útil?