Levantamentos realizados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que a confiança começou a retornar ao País. Em abril, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) contou com uma alta de 11,6 pontos, passando de 72,5 para 84,1 pontos. Tal desempenho representou a recuperação de mais da metade da queda registrada em março. Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE, comenta que, apesar do resultado positivo, houve apenas uma compensação de parte do recuo verificado no mês anterior. “O nível dos indicadores sobre o momento presente ainda está baixo e indica que a demanda no mês continuou fraca”, pontua. Em sua opinião, os números negativos da pandemia, as medidas restritivas de circulação e funcionamento e a baixa confiança dos consumidores sugerem que esse cenário só será alterado quando começarem a surgir os efeitos positivos do programa de vacinação.

Consumidores
A FGV também registrou melhora na confiança da população, com a variação positiva de 4,3 pontos no Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Para Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens, é necessário ainda certa cautela em relação aos resultados de abril. “A melhora foi influenciada pela diminuição do pessimismo das famílias em relação aos próximos meses, mas sem nenhuma percepção de recuperação da situação atual dado o cenário de agravamento da pandemia e dificuldades enfrentadas pelas famílias”. Além disso, ela explica que o comportamento cauteloso dos consumidores vem sendo mantido em relação aos gastos, ponto justificado por fatores econômicos, como renda, emprego e aumento dos níveis de endividamento, mas também por questões psicológicas, relacionadas à incerteza em relação à saúde e a necessidade de isolamento social.
