03/03/2021 – O Governo do Estado de São Paulo anunciou, em entrevista coletiva, que todos os 645 municípios do estado regridem para a fase vermelha do Plano São Paulo, no período de 06/03/21 até 19/03/21, devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus.
De acordo com o Plano SP (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/), a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais, entre os quais se enquadram o comércio de materiais de construção e a assistência técnica de computadores e demais produtos eletroeletrônicos (vide ilustração ao final).
Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de delivery, retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet.
Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento.
Vale lembrar que o toque de restrição continuará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até às 5h e que as Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital.
