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As vendas do varejo físico e online contaram com um avanço de 5,7% em janeiro, tendo como referência o mesmo mês do ano passado. No entanto, segundo o Mastercard SpendingPulse, o comércio eletrônico nacional sofreu um recuo de -26,6%. Os segmentos com os piores desempenhos no e-commerce foram Vestuário (-38,6%), Eletrodomésticos (-29,5%) e Farmácias (-18,8%)

Apesar desse resultado negativo, os analistas da Mastercard destacam o aumento ano a dois anos de +32,9% em relação ao mesmo período pré-pandemia (2020), no qual o comércio eletrônico ainda não havia se tornado uma necessidade.

Estanislau Bassols, presidente da Mastercad Brasil, explica que ocorreu uma volta do consumo nas lojas físicas, com a consequente retração no interesse das compras online. “Embora as comparações ano a ano de e-commerce sejam difíceis, estamos vendo um crescimento positivo em muitos setores na comparação ano a dois anos, à medida que os consumidores retornam aos seus hábitos de compra”.


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