Após três quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE), contou com uma alta de 2,1 pontos em fevereiro, passando de 84,9 para 87,0 pontos. Apesar do desempenho favorável, em médias móveis trimestrais o indicador continuou em queda: recuo de 0,3 ponto.
Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, comenta que depois de alguns meses com números negativos, a confiança do comércio voltou a subir. “Mesmo com o resultado positivo, ainda é necessária certa cautela”, avalia. “A melhora de fevereiro foi totalmente influenciada pelas expectativas, que tem se comportado de forma um pouco mais volátil nos últimos meses”. Enquanto a percepção sobre o volume de vendas no mês cai pelo sétimo mês consecutivo, sugerindo que o setor tem tido dificuldades em voltar ao caminho da recuperação. Para os próximos meses, a expectativa ainda não é muito positiva, em especial no curto prazo. “Mesmo com controle da pandemia, o cenário macroeconômico negativo ainda deve dominar as expectativas mais fracas”, finaliza.
