Com um aumento de 11,13% no número de lojas, o segmento de artigos do lar foi a categoria do varejo que mais se expandiu nos shoppings brasileiros no ano passado em relação a 2020. O levantamento realizado pela Geofusion, empresa de inteligência geográfica, verificou ainda crescimento nos pontos de vendas dos segmentos de conveniência e serviços (9,89%), cuidados pessoais (9,34%), artigos diversos (5,11%) e moda (1,76%). O trabalho revela também o recuo no número de unidades nos setores de alimentação (-2,49%) e lazer e cultura (-0,68%) em shoppings.
No Estado de São Paulo, a abertura de lojas de artigos do lar se mostrou ainda mais intensa: elevação de 19,90%. Por outro lado, a categoria alimentação sofreu uma queda no período de -8,55%.
Para Suzana Figoli, diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, a reabertura do comércio físico ainda segue a lógica do período mais intenso da pandemia: “o consumidor continua investindo na melhoria de sua residência, o que reflete no aumento de lojas desse segmento nos shoppings”.